Marley sempre!

Marley sempre!

Jamaica

"Ainda existem lugares no mundo onde os bem-vindos excessos da natureza ainda não conheceram os indesejáveis excessos da indústria do turismo."


Jamaica, conhecida por sua paisagem montanhosa, longas praias de areias brancas e pelo ritmo animado do Reggae, é um dos destinos turísticos mais populares no Caribe. Com suas praias prateadas banhadas por ondas suaves, paisagem com planícies que sobem até encontrar altas montanhas, atrai visitantes de terras estrangeiras há séculos. É um jardim tropical onde a diversão parece não ter fim!


Sua cultura cria um clima animado onde a maioria da população é de origem Africana, mas você irá notar traços ancestrais da Europa, Arábia, China e do leste da Índia também.


É a terceira maior ilha do caribe, medindo 235 quilômetros de comprimento e 82 quilômetros de largura. Seu ponto culminante, o Pico da Montanha Azul, está 2,256 metros acima do nível do mar. A língua oficial da Jamaica é o Inglês. Porém, Patois, uma mistura de Inglês e Africano, é um dialeto amplamente falado entre os habitantes. De fato, uma conversa pode ser quase incompreensível para o visitante, no início, mas depois de um tempo você pega o ritmo e começa a aprender as expressões.


A Jamaica tem uma das paisagens mais ricas e variadas do Caribe, com cachoeiras, fontes, rios e riachos, todos fluindo das montanhas cobertas de florestas para as planícies férteis. Uma viagem a Jamaica pode incluir rafting nos rios, escalada de cachoeiras, cavalgadas, passeios nas praias ou simplesmente, balançar à toa em uma rede.


Montego Bay, localizado a noroeste da costa, está situado nas florestas do alto das montanhas e cercada de quilômetros de praias tropicais. É aqui que a maioria dos visitantes chega de avião e em seguida é transferida para seu destino final. Também conhecida como MoBay, a cidade tem praias privativas, muitos restaurantes e bares e uma vida noturna divertida. As atividades são praticamente intermináveis nesta grande cidade, que realmente tem algo para cada tipo de pessoa.



Ocho Rios, o porto principal na ilha, é outra grande cidade que também oferece uma grande variedade de atividades. Aqui os visitantes podem escolher entre fazer compras, atividades na praia, pólo, golfe ou escalar as famosas cachoeiras Dunns River Falls.




Negril, conhecida por sua praia maravilhosa de 11 quilômetros, seus precipícios rochosos, pores-de-sol incríveis, e seus resorts All-Inclusive, é inigualável no Caribe. Se você deseja um lugar com muito sol, uma linda praia onde você possa se divertir, este é o lugar.




História
Esta ilha esmeralda, situada num mar turquesa, com praias prateadas banhadas por ondas suaves, suas extensas planícies crescendo rumo às montanhas, continua atraindo visitantes de outros paises há séculos.


Cristóvão Colombo foi, talvez, o primeiro estrangeiro a aportar seus barcos na Costa Norte da Jamaica. “Ah, Finalmente, a Índia!” gritou o Almirante. Pois é, seus cálculos estavam um pouco errados. Para piorar as coisas, não havia seda nem perfumes do Oriente que ele tinha prometido à Rainha Isabella da Espanha.


Desde que a ilha tornou-se propriedade Espanhola, os primeiros imigrantes chegaram. Encontrando ouro nenhum, eles relutaram a começar a criar gado e cultivar açúcar, desprezando as praias, onde sequer uma cebola cresceria!


Mas ao longo do século seguinte, a Inglaterra e a Espanha estavam combatendo pelo poder. Em 1665, dois almirantes Ingleses, Penn e Venables, foram enviados para capturar a Ilha Espanhola de Hispaniola (hoje o Haiti e Republica Dominicana). Eles falharam. Não querendo voltar de mãos vazias, ele navegaram para o Sul e capturam a Jamaica em seu lugar.


Com o passar do tempo, os piratas que saqueavam os navios mercantes tinham conquistado para o pequeno assentamento de Port Royal a fama de cidade mais selvagem do mundo, onde por todos os lados se encontrava armazéns com bens roubados, bares ou prostíbulos.


Mas isto também com o tempo passaria. E no final do século dezenove a Jamaica estava atraindo visitantes às montanhas de clima fresco e brisas saudáveis. Curas milagrosas estavam surgindo para todo tipo de doença, de gota a males do sistema digestivo; Ingleses e americanos ricos lotavam as modestas pousadas que surgiam nas colinas, onde eram alimentados com mamão e cerejas do oeste da Índia; o primeiro, conhecido por curar males do estômago e o segundo, por conter a maior concentração de Vitamina C do mundo.


Viajar não era fácil naquele tempo. A longa viagem marítima era seguida de excursões de charrete até chegar às colinas. Os visitantes juravam que valia o esforço!


Então, em 1891, o Príncipe Britânico do País de Gales inaugurou a grande Exibição Internacional em Kingston, agora a capital, que recebeu 300.000 visitantes. Neste meio tempo, um capitão de Boston havia reunido uma frota para transportar bananas para Boston. Navios mercantes de frutas da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá agora carregavam um número crescente de pessoas em férias. A Jamaica virou o destino de preferência de estrangeiros.


Mas uma nova era de turismo estava por vir. No início da década de 1930, um jovem Americano chamado Charles Lindbergh voou da Florida até a Jamaica, parando somente uma vez para reabastecer. Logo, pousadas e pequenos hotéis estavam prosperando e celebridades, nobres, estrelas do teatro e cinema começaram a freqüentar Montego Bay, Ochos Rios, Porto Antonio e a cidade montanhosa de Mandeville. Mas foi apenas em 1952 que o primeiro guia turístico mencionou relutantemente o pequeno vilarejo de pesca chamado Negril. Nos anos sessenta e setenta, as “Flower Children” chegaram com suas mochilas para acampar na areia ou pedir uma cama nas estalagens de Ma Joes e Aunty Maes.


Fale o Linguajar
Os Jamaicanos são famosos por seu jeito criativo com expressões conforme a necessidade da situação. O humilde vendedor que espalha seus objetos na calçada de uma rua movimentada se considera proprietário de Ben Down Plaza (tradução “praça do agachamento”, referindo-se aos clientes agachando para examinar os objetos). Os plurais de palavras são formados de forma diferente do Inglês padrão. No novo jeito, uma criança é “a pickney”, duas ou mais são “pickney dem”. Outro exemplo seriam mangas- “mango dem”. A palavra “dem” torna-se o indicador do plural.


A maioria do jargão vem do movimento Rastafari, por exemplo, “Cada indivíduo é sagrado, então eu e eu significa nós. E um pai pode dizer ao seu filho que o amará sempre
Jamaicanos mais velhos dizem adeus com o tradicional “walk good” ou “ande bem”. Os adolescentes dizem “Lickle” com mais freqüência. Se uma criança disser “Resdat”. Cuidado com o que falar ou fazer, senão alguém pode gritar “Scubay!” livremente traduzido “Se manda!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário