Marley sempre!

Marley sempre!

31 anos sem Bob Marley - 11 de maio de 2012

Trinta e um anos desde que o ícone do reggae Bob Marley faleceu.


Nem por um momento a música de Bob Marley & the Wailers  diminuiu em sua popularidade no mundo inteiro.

11 maio de 2012 marca o 31º aniversário da morte da estrela do reggae, causada pelo câncer selvagem que devastou o seu corpo. Nascido em 06 de fevereiro de 1945 na Jamaica, criado em Trenchtown, e batizado Nesta Robert Marley por sua mãe jamaicana Cedella e pai proprietário de terras, branco Norvall Marley, se tornou um dos poucos músicos dos guetos de Kingston, que trabalhou sua maneira implacável até o estrelato mundial.
A música de Marley foi fortemente influenciada pela economia e questões sociais de sua pátria, e Bob foi considerado por ter dado voz às questões políticas e culturais específicas da Jamaica e em outros lugares. A imprensa na época tinha sido selvagem para "Bob Marley & the Wailers" e o "militante" (postura que foi retratada nos jornais) Marley foi um herói para os oprimidos. Ele fez boa imprensa. No entanto Bob era apenas militante da injustiça cometida contra as populações do mundo e seu próprio povo. Ele sempre os colocou em primeiro lugar. Marley, no entanto, não via cores diferentes. Nenhum homem negro, nenhum homem branco, nenhum homem amarelo, apenas um homem todo.
Marley era uma personalidade muito saudável e enérgico. Ele amava a vida, gostava da companhia de amigos próximos e família e viveu a sua música e a mensagem que ele transmitiu. Bob prosperou em sua música, que, naturalmente, foi a emoção de condução de sua vida. Marley tinha um alcance incrível e visão do mundo como um todo, o que ele sempre se referia como 'Babilônia'. 
No palco, Bob Marley foi o artista consumado. Ele deixou sua música tomar conta dele e dançou em torno do globo como se ele estivesse em algum tipo de transe. Esse movimento, juntamente com o ritmo de condução dos Wailers, as músicas e letras significativas de Bob, levaria sua audiência em transe às alturas onde ninguém jamais esteve antes ou depois.
Trechos do artigo original de Mark Miller.
Retirado do site www.examiner.com

3 comentários:

  1. insubstituível, que bob marley viva para sempre em nossos corações.não veremos outra pessoa como bob marley nas nossas vidas novamente mas nos conectamos com sua alma através de suas músicas simples e verdadeiras,jah bless!

    ResponderExcluir
  2. BOB eterno em nossos corações ele e uma alma viva que já morreu carnalmente mais e vivo em nós tenho orgulho dele e me inspiro em cada letra das suas frases ou musicas ele é e SEMPRE sera ETERNO no coração dos regueiros BOB MARLEY.

    ResponderExcluir