Marley sempre!

Marley sempre!

Aniversário de Bob Marley – 65 velas para o Mestre! Sr. Bob, pode falar?

Muitos já sabem, mas nem todos se lembraram que dia 06 de fevereiro, foi aniversário de Bob Marley! Sim, se estivesse vivo estaria comemorando 65 anos. Pelo mundo explodem centenas de festas e festivais com seu nome. Tantas que não podemos relatar, mas tamanhas que podemos sentir! A equipe do Hempadão pensou qual seria o melhor presente a dar ao Rei, além do estudo minucioso de sua biografia e a frequente reverência à sua música.

Na verdade ambos os atos convergem num só foco. Aquele visionado pela vida simples do jamaicano, empunhando uma guitarra e proferindo marcas ideológicas que soam aos loucos como versículos aos cristãos. Sem dúvida o melhor presente é presentificar sua mensagem, suas idéias e sobretudo seus ditos. A saber, temos muito o que aprender por trás do clichê criado sobre sua imagem, e até mesmo o estereótipo ... do Rastafari e da fumaça.

Viajar certamente é necessário ao se tratar de um gênio louco com orgulho, por isso resolvemos não fazer homenagens, mas sim mergulhos. Vamos viajar em citações e situações... A entrevista abaixo foi montada com trechos intactos do pensamento do Rei. A obra de ficção tem o mero objetivo de contextualizar a vertente verbal do inventário do artista.

... A bandeira que se estende na parede era a dele. Hoje era aniversário dele. Na madrugada as luzes apagadas e somente leds na tela, no céu, no som... sorrindo na foto, no foco... Bob Marley?

“Bob Marley não é meu nome. Eu nem mesmo sei meu nome ainda.”

Um olha pro outro: 'Quem é?' E a bandeira responde como possível fosse...

“Não sou nenhum anjo. Sou filho da vida.” E prossegue, enquanto não havia na sala nenhuma coragem para fazer perguntas: "Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui".

Antes de mais nada uma pergunta para dar norte à aparição: Donde vens?

"Já estive aqui antes e voltarei outra vez, mas não terminarei esta viagem".

Na pele cansada e com marcas da vida, a fala longe, de quem pensa alto: "Quando eu lembro do estalar do chicote, meu sangue corre gelado, lembro do navio de escravos, quando brutalizavam a minha alma”.

Certamente era melhor mudar o rumo da conversa. Falar de rebeldia talvez, já que o mundo anda complicado e Rastafaris passam perigo. O que há?

“Muitas pessoas pensam que a vida é um sonho, assim elas só pioram as coisas. Muito tem sido dito e pouco realizado. Eles ainda estão matando. Matando nossos profetas, e se divertindo. Se divertindo muito.”

E continuou sobre política: "A política só serve para dividir o povo. É uma bobagem, pois faz o povo confiar em um homem, que não pode fazer nada por nós. Se você não tiver sua vida, você não tem nada. Por isso até os políticos devem achar um rastafari”.

Pedimos a Bob um conselho, ele disse: "Não esqueças tua história nem teu destino". E à todos: "Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes."

O aniversário é dele mas a missão de lidar com esse é nossa. Verdadeiros seguidores da filosofia da resistência e sabedoria, assim vamos em frente, pelos próximos 65 anos!


Parte de texto retirado do site Hempadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário