Marley sempre!

Marley sempre!

Marley: o maior?

Bob Marley é o maior artista jamaicano de todos os tempos? Se a resposta for sim, qual é a base para essa determinação? Se não, quais critérios foram utilizados para se chegar a essa conclusão? Se alguém está dizendo que ele não é, quem é? Existem meios objetivos de determinar quem deve arcar com o título de o maior de todos os tempos, ou estamos a serviço de um tolo empenhados na busca fútil por um ideal ilusório?

O que está claro para mim é que, em muitos casos, talento é confundido com grandeza. De fato, no debate sobre a conveniência da designação de Marley "o maior artista jamaicano de todos os tempos," há aqueles que estão afirmando que ele não era um cantor melhor do que Tosh, Cliff ou Livingston. No entanto, deve-se ter cuidado com este tipo de argumento. A qualidade vocal não é a única ou a característica mais importante de um grande artista. Existem outras características que devem ser tidos em conta quando tomar uma decisão sobre a grandeza artística. Não é uma questão de Bob era melhor em 'condutas' do que aqueles com quem ele está sendo comparado. O fato é que a voz de Bob era um veículo ideal para transmitir a paixão revolucionária, que tornou o seu corpo de trabalho impressionante.

Sim, pode ter havido mais talentosos vocalistas e artistas que Marley, mas eram maiores do que ele? A história está repleta de tantos indivíduos que apresentaram notável potencial, mas que não eram apenas capazes de responder de forma adequada ou de forma consistente com os imperativos de sucesso.

Bob Marley foi incansável em seus esforços para aprimorar sua arte e habilidade. É minha convicção que o estado exaltado de Bob no panteão da cultura pop moderna tem muito a ver com o florescimento do seu talento e do surgimento de alguns dos movimentos de libertação mais importante acontecendo em torno do mesmo tempo. Sua música e mensagem eram capazes de fornecer energia para lutas de libertação de todo o mundo. Reggae foi o meio musical mais importante para a canalização dos interesses dos oprimidos, e Marley por seus comentários incisivos foi capaz de satisfazer a necessidade de apoio moral entre libertação e movimentos nacionalistas em todo o mundo. Marley é a própria personificação de circunstâncias biológicas, históricas e sociais que nunca voltará a ser incorporadas por qualquer outro indivíduo.

Marley e suas principais preocupações eram o requinte da sua mensagem e da perfeição do seu ofício. A questão financeira foi secundária. Ele estava preparado para fazer o tipo de sacrifício e os riscos que os outros de seu tempo não estavam dispostos a contemplar. Sem conta do sucesso de Marley poderia ser completa sem uma conta plena do papel de Chris Blackwell na comercialização e na promoção de sua carreira. Marley não era o primeiro ou o único artista jamaicano que Blackwell tinha reservado para o estrelato internacional. Houve outros que assumiu negócios supostamente mais lucrativos e percebeu que nem tudo que reluz é ouro. Marley era capaz de desfrutar a liberdade criativa que uma pequena editora como Island (não obrigados a fazer declarações trimestrais) poderia proporcionar. As grandes gravadoras (domínio público) não têm tal luxo e para eles a música é puro negócio. Curiosamente, são aqueles que tratam a música menos como um negócio que parece muitas vezes ter sucesso comercial. O fato de que Island mais tarde foi comprada por uma etiqueta com maior marketing que ajudam a espalhar a mensagem de Marley. Quando Island foi vendida, a criatividade de Bob Marley já não podia ser violada e assim o poder de distribuição de uma grande gravadora poderia ser vantajosa. Foi o melhor dos dois mundos da música de Marley.

Bob Marley foi um astro do rock, um fato que foi fortemente ativada por sua herança mista. Algumas pessoas falam ao fato de que Marley era um híbrido quase em tom depreciativo. Este é um ponto ridículo que muitos adeptos de Marley defendem. Sua herança é parte do que Marley traz. Marley não iria ser a figura emblemática que ele é hoje, porque ele passa a ser de um tom mais claro.

Há outro fator que considero importante na aura mística de Bob Marley e que é a sua transição precoce. O fato é que ninguém vai levar uma imagem de Marley, que não é jovem e vital. Nós não sabemos o que é, como ver um velho e decrépito Marley e desprovido de instintos criativos. Marley permanecerá eternamente jovem em nossa imaginação, uma característica importante de nosso apelo eterno.


Jamaica Observer
Por McKenzie Clyde



Nenhum comentário:

Postar um comentário