Marley sempre!

Marley sempre!

Bob Marley Reader



Uma coleção dos melhores textos sobre Bob Marley, o lendário ícone da música, do mundo cultural, que trouxe a música reggae e a cultura jamaicana para uma audiência de massa. Em toda a África, Caribe, Europa, e os EUA, a imagem de Marley tornou-se repleta de significado mais profundo, do que apenas um músico que pôs crenças espirituais e políticas em hipnóticas e rítmicas canções que batem forte - ele se transformou em uma pedra de toque das possibilidades, inerente às nações em desenvolvimento do mundo. A trágica morte de Marley, sua diversão, sua imagem rebelde, sua fé, e mais do que tudo, sua personalidade e música criaram uma carreira de perfil extremamente grande, que tocou milhões de pessoas no mundo inteiro. Every Little Thing Gonna Be Alright sintetiza todos esses aspectos, em uma experiência de leitura coesa, e o trata como um político, espiritual, musical, e acima de tudo de força humana, este livro reúne um grupo diversificado de pessoas que começam com um prefácio de Roger Steffens e incluindo obras de Alice Walker, Rita Marley, o ex-primeiro-ministro jamaicano Michael Manley, Franja Lester, Robert Palmer, Goldman Vivien e muito mais.
The Bob Marley Reader incorpora partes de publicações que vão desde a Newsweek High Times, dos Rolling Stones para Newspapaper People, do Partido Nacional.
por Ivan

Catch a Fire



 Para quem ainda não sabe, dia 6 de fevereiro de 1945, Robert Nesta Marley desceu ao mundo. Ainda ecoam centenas de agradecimentos e respeitosas comemorações ao redor do mundo. Vejo então o momento mais propício para promover o album mais significativo da carreira do soberano mestre do reggae. Bob Marley é uma unanimidade real, foi o cara certo, na hora certa, no lugar certo! Unanimidade entre todos que reconhecem o verdadeiro valor que se deve dar a música. Na concepção de Bob, este era o alvo de seu  trabalho, de sua busca. Lutando com sua melhor arma - pura e simplesmente: MÚSICA - Bob Marley, abriu os olhos, tocou o coração, chacoalhou o corpo de milhares de pessoas. As transformou em um exército apaixonado por sua honrosa jornada - com propósitos incontestáveis no qual fomentavam a igualdade, união, liberdade e paz - munida apenas com a Verdade de Jah. Assim, Bob Marley e os Wailers (BMW) romperam barreiras, revolucionando de fato a história da música e o poder abrangido por ela. É, talvez sem este (...) "malandro de Nine Mile" o reggae não estaria numa eterna crescente, nem seria tão fortalecido e propagado por todos estes guerreiros, ou como dizia Bob: estes Buffalo Soldiers!

Nossa homenagem se dá por completa carregando em anexo o álbum mais capcioso do maioral do reggae. Trate-se do "Catch A Fire"... melhor ainda, da Versão Deluxe do dito cujo! Esta é uma autêntica "pérola-negra dos sete mares". Catch a Fire foi o primeiro disco de Bob Marley, lançado pelo selo Tuff Gong, vinculado a gravadora inglesa Island Records, o primeiro a ser finalizado em solo inglês e amparado com as tecnologias dos GreenGoes. Para ser mais preciso, este tio branquelão era um produtor atento e audacioso chamado Chris Blackwell. Este álbum conseguiu chegar a todos os cantos da terra, foi quando veio o grande susto dos mais conservadores. È o 123º melhor álbum de todos os tempos pela lista da revista Rolling Stone (Bob tem 9 álbuns nesta lista).

"Os Wailers eram espiritualizados na maneira de pensar. Pensavam sob um aspecto divino, carregavam isso em suas preocupações. Punham isso na música, você podia sentir. Nossa missão era passar esta mensagem." ~Sylvan Morris, engenheiro de som dos estúdios Harry J. e Dynamic Sound onde foram gravadas as primeiras versões.
Os músicos escalados para aditivar o álbum recem-nascido em Kingston estranharam aquele ritmo e mal podiam imaginar a que patamar este viria a pertencer. Fruto de muitos ensaios e sublimes vibrações! Esta edição Deluxe trás, além do álbum produzido por Blackwell, as versões gravadas com os humildes 7 canais nos estúdio Harry J. e no Dynamic Sound em 72/73, ambos em Kingston. Neste tempo gravavam bateria e percussões em um só canal, o mesmo acontecia com a guitarra-base e os teclados. Quando não, a gravação era de forma live, ou seja, todos numa sala tocando juntos. Isto sem duvida trouxe traços interessantes para a totalidade do som. Outro fato interessante foi a sugestiva concepção da arte da capa do LP, era em forma de Zippo (abria da mesma maneira). Logo depois perceberam que o custo da fabricação era inviável e passaram a produzir com um encarte tradicional.

 Deixemos a conversa de lado e vamos ao que interessa. Destaque para todas as faixas, de ambos os discos. Prepare-se para dividir a historia de seu envolvimento com o reggae em duas fases: pré-Catch a Fire e pós-Catch a Fire. Segurem o refrão e espalhem a mensagem! Thank you Lord, Thank you Bob!!!


"Começaram (os Wailers) a tocar essa música estranha, que eu jamais ouvira. Não se parecia com nada que eu já tivesse ouvido, nem com R&B, nem com música de igreja, enfim, com nada. Era de trás pra frente!" Wayne Perkins guitarrista que participa das gravações no Island Studio.
 
 

 
- CD1:The Unreleased Jamaican Versions

 1. Bob Marley & The Wailers - Concrete Jungle (4:16)

 2. Bob Marley & The Wailers - Stir It Up (3:39)

 3. Bob Marley & The Wailers - High Tide Or Low Tide (4:44)

 4. Bob Marley & The Wailers - Stop the Train (3:55)

 5. Bob Marley & The Wailers - 400 Years (3:02)

 6. Bob Marley & The Wailers - Baby We've Got a Date (4:05)

 7. Bob Marley & The Wailers - Midnight Ravers (5:09)

 8. Bob Marley & The Wailers - All Day All Night (3:29)

 9. Bob Marley & The Wailers - Slave Driver (2:56)

 10. Bob Marley & The Wailers - Kinky Reggae (3:44)

 11. Bob Marley & The Wailers - No More Trouble (5:16)


- CD2: The '73 Released Album (ILPS 9241)

 1. Bob Marley & The Wailers - Concrete Jungle (4:14)

 2. Bob Marley & The Wailers - Slave Driver (2:54)

 3. Bob Marley & The Wailers - 400 Years (2:46)

 4. Bob Marley & The Wailers - Stop That Train (3:56)

 5. Bob Marley & The Wailers - Baby We've Got A Date (Rock It Baby) (3:58)

 6. Bob Marley & The Wailers - Stir It Up (5:34)

 7. Bob Marley & The Wailers - Kinky Reggae (3:39)

 8. Bob Marley & The Wailers - No More Trouble (4:00)

 9. Bob Marley & The Wailers - Midnight Ravers (5:08)


~integrantes:

 - "72/"73 jamaicans demos:

 Backing Vocals - Marcia Griffiths, Rita Marley

 Baixo - Aston "Family Man" Barrett

 Congas, Bongos, Vocals - Bunny Livingston

 Bateria - Carlton Barrett

 Vocals, Guitarra Acústica - Bob Marley

 Piano, Organ, Guitarras, Vocals - Peter Tosh

Mixado por Errol Brown, Sylvan Morris

 - "73 oficial release:

 Produzido por Chris Blackwell

Guitarra - Wayne Perkins

Percussão – Chris Karen, Francisco Willie Pep, Winston Wright

Sintetizadores, Clavinete, Organ – John Budrick

Engenheiros de som – Carlton Lee, Stu Barret, Tony Platt

texto retirado do blog: oficinademacacos.blogspot.com
Por Johnny Wazagoo